Controlando o Limite de Atividades - WiP

O ProjectCanvas.Online utiliza em para sua Gestão de Atividades o conceito de Kanban.

E o Kanban não é um processo, mas um sistema para mapear o processo existente na empresa ou em algum projeto e buscar a melhoria contínua através de mudanças evolutivas.

Assim aplicar WiP (Work in Progress) é o que está em execução (tarefas/atividades) naquele determinado ponto do processo.

Limita-se o WiP porque estudos comprovaram que quanto maior o número de tarefas em andamento em determinada parte do processo, maior é o lead time.

O que é Lead Time? É simplesmente o tempo em que uma tarefa fica no fluxo, isto é, do Fazer ao Feito. O lead time mostra como está o nosso fluxo e é o principal mecanismo utilizado para mostrar pontos de melhoria. E buscar pontos de melhoria é o nosso maior objetivo, pois melhorando vamos entregar mais valor de qualidade para nosso cliente (que o fim de todo time).

Segue abaixo a figura representando o conceito do WiP:

Limitação de no máximo 1 atividade em progresso

Essa funcionalidade também é possível aplicar na Gestão de Atividades, para isso você deverá acessar um quadro de projeto e clicar no botão de "Configurações", conforme imagem abaixo:


Botão de Configuração


Nessa tela de configuração, será possível informar a quantidade de atividades/tarefas a serem feitas simultaneamente nas etapas "Fazendo" e "Em verificação", a quantidade máxima pode ser definida pelo tamanho de pessoas que executam as tarefas quanto entram nesse estágio.

Após a configuração dos limites, clique no botão "Gestão de Atividades", onde que você terá no título das etapas a demonstração do limite, exemplo "Máx 3".

O sistema não vai travar caso você atinja o limite estabelecido, mas dará uma alerta para que alguma ação seja tomada, conforme imagem abaixo:

Alerta de limite excedido


Ao respeitar o limite máximo das etapas o sistema não exibe mais o alerta.

Fontes:
https://kanbanize.com/kanban-resources/getting-started/what-is-wip/
http://celsoavmartins.blogspot.com.br/2012/04/kanban-o-que-e-o-wip-e-por-limita-lo.html


Qualquer dúvida ou sugestão não deixe de entrar em contato.

comercial@9hands.com.br

Equipe 9hands Solutions.



Nenhum comentário:

Postar um comentário