Gerenciando atividades do meu projeto


Para utilizar a funcionalidade de gestão de atividades, é necessário criar um canvas do tipo projeto, se você não sabe como criar um, clique no link abaixo antes de continuar:

http://projectcanvasonline.blogspot.com.br/p/criando-meu-primeiro-projeto.html

A gestão de atividade é uma funcionalidade ligada a um canvas do tipo projeto.

Como atividades não estão destacadas em uma área do canvas do projeto, foi criado uma funcionalidade exclusiva para isso.

Para acessar ela, siga o passo-a-passo:


  1. Clique no menu, no canto superior esquerdo;
  2. Clique sobre o menu "Meus Projetos";
  3. Clique sobre o nome de algum projeto listado;
  4. Clique no submenu do seu projeto, no terceiro ícone, chamado "Gestão de Atividades".


Submenu - Gestão de Atividades


E como ela funciona?

A gestão de atividades usa como base o termo de origem japonesa chamado "Kanban", para indicar o andamento dos fluxos de produção de atividade em série, muito utilizado em empresas de fabricação.

O quadro para gestão de atividade é dividido nas etapas:


  • Fazer;
  • Fazendo;
  • Feito;
  • Em Verificação;
  • Concluído.


O processo de criação de uma atividade é muito simples, abaixo segue o passo-a-passo:


  1. Clique no título de alguma etapa (Fazer, Fazendo...);
  2. Será aberto um popup, para inserir informações da atividade;
  3. Selecione qual status sua atividade se encontra;
  4. Selecione qual grupo de entrega sua atividade está relacionada;
  5. Informe o título de sua atividade;
  6. Se sua atividade visa atender um ou mais requisito do projeto, você poderá selecionar eles;
  7. Se necessitar, utilize o campo descrição para mais detalhes de sua atividade;
  8. Informe o tempo em formato de hora e minuto que sua atividade deve levar para ser realizada;
  9. Selecione o responsável pela sua atividade;
  10. Se desejar, poderá escolher uma cor especifica para sua atividade, isso pode ajudar em atividade que merecem mais atenção do que outras;
  11. Clique no botão "Confirmar".


Após esses passos, sua atividade será apresentada no quadro como nas imagens a seguir:

Popup para Cadastro de Atividade


Quadro de Atividade com Nova Atividade


Para alterar o status de uma atividade, por exemplo de "Fazer" para "Fazendo", basta segurar com o mouse sobre a atividade e arrastar até o próximo status.

Se desejar poderá filtrar as atividades pelo Grupo de Entregas, por apenas selecionar o grupo de entregas no início do quadro, conforme imagem abaixo:

Filtro de Grupo de Entregas

Opções do Grupo de Entregas



Abaixo separamos alguns conceitos, que podem ser de ajuda ao iniciar o trabalho com a gestão de atividades.

Que tipo de atividade deve ser colocado em cada etapa, segue nossa sugestão:


  • A Fazer - Todas as atividade que ainda não foram iniciadas;
  • Fazendo - Todas as atividade que estão em execução por alguém;
  • Feito - Todas as atividade que foram feitas, mas que ninguém realmente verificou se está atendendo os requisitos para ser concluído;
  • Em Verificação - Todas as atividades feitas que estão sendo analisadas, por exemplo pelo departamento de qualidade do projeto ou um responsável;
  • Concluído - Todas as atividade verificadas e que realmente foram concluídas.


A gestão de atividade é ligada a três áreas, que são:


  • Grupo de Entregas;
  • Requisitos;
  • Equipe.


Agora vamos entender a relação com cada uma, começando por:

Grupo de Entregas 
Um projeto é formado por várias entregas no decorrer do tempo. E cada entrega é composta por uma ou muitas atividades.
Assim a gestão de atividade, é organizada por grupo de entregas, as atividades que são criadas devem ser referenciadas a um grupo de entrega.

Requisitos
Uma atividade a ser executada no projeto, muitas vezes tem como base atender um determinado requisito do projeto, assim ao criar uma nova atividade, é possível vincular a atividade a uma ou mais requisitos.

Equipe
Para uma atividade ser executada é necessário um responsável por ela, assim é possível vincular quem da equipe do projeto vai ser o responsável pela atividade.

Funcionalidade disponível para usuários Pagos e Beta Tester.

Qualquer dúvida ou sugestão não deixe de entrar em contato.

9handssolutions@gmail.com

Equipe 9hands Solutions.

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Fizemos a aquisição do modelo pago, mas gostaria de correlação entre a linha do tempo e as atividades. Além disso poder construir na linha do tempo um cronograma com todas as atividades, podendo enxerga-las num gráfico de gantt. Tem como colocar esta funcionalidade?

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    1. Bom dia,

      Existe uma relação entre Grupos de Entregas com Atividades, e o que pode ser feito é na linha do tempo você informar as datas sobre os grupos de entregas.
      Exemplo:
      Linha do Tempo = Grupo de Entrega >> Atividades
      1/jan Doc. XPTO = Doc. XPTO >> 1. Elaborar Doc
      2. Enviar Doc

      Ou seja, para grupos de entregas que devem ter data, você colocaria ele na área de Linha do Tempo.
      Sobre o gráfico de gantt ele está pra ser desenvolvido em 2018, logo estará disponível.
      Enquanto isso, temos a visualização por calendário.

      Se desejar, poderá utilizar o canal de feedback dentro da própria aplicação.

      Qualquer dúvida a disposição.
      Abraços.

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